O Precursor foi Alphonse Penaud Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo. Em abril de 1870 inventa o motor à elástico com tiras retorcidas. Eis suas palavras: "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do movimento, simplificando enormemente a construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano, mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio. felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asas para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado..."
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos. O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar. O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea era uma máquina muito simples. A fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500x3x3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm , o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual à metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá e montada na parte traseira da fuselagem era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5x1 mm de secção.
O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas , sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar a voar com eficiência. Penaud também construiu em 1870, um helicóptero. Este era constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".
O AEROMODELISMO NO BRASIL
Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo. Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos.
Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte. Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli. O campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima. O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se "Parafuso".
E em 1945, foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a "Velocidade" e trazia artigos técnicos e matérias de aeromodelismo. O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Ângelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, Afonso Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista. Daí, foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do troféu A Gazeta para modelos a elástico.
Em 1947, surgiu o Clube "Cai-Cai". Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C mono-canal. Nesta época, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia "Mr. Damer", no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos Térmica e Pégasus. Nesta ocasião, a revista "Ciência Ilustrada" publicava matérias sobre aeromodelismo. Por volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas.
Em 1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, Afonso Mônaco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.
Em 1970, surgiu o clube de vôo livre "Aerobu". Outro impulso importante ocorreu nesta época: a introdução dos transistores, chips e circuitos impressos nos transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo.
Em 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se em "fly-off", entre os melhores do mundo. Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti. Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia. Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h .
E assim, começou o aeromodelismo no Brasil.
O AEROMODELISMO EM WENCESLAU BRAZ, COMO SURGIU A UBRA.
No inicio foi tudo muito difícil. Éramos apenas quatro membros loucos e aficionados pelo aeromodelismo como um todo e não medíamos esforços para podermos aprender e praticar esse esporte maravilhoso.
Tudo começou com o Tchequinho, Fabio e o Zé Henrique em 1997 e logo depois ingressou na turma o Gezualdo. Ai então começou a luta. Íamos para Telêmaco Borba, uma cidade vizinha à Wenceslau Braz mais ou menos 160 km , quase todo final de semana para aprendermos e praticarmos o esporte.
Então passamos a voar em Siqueira Campos , uma idade vizinha 26 km de Wenceslau Braz, pois lá tem um aeroporto e lá pudemos colocar em prática tudo aquilo que o pessoal do clube Alta Tensão de Telêmaco Borba nos ensinou. Mas ainda faltava algo.
Aí conseguimos um local em nossa cidade cedido pela prefeitura municipal, para que pudéssemos praticar em nosso município. Foi onde conseguimos aumentar o número de membros praticantes do aeromodelismo em nossa cidade.
Então em 2005, já com treze membros, surgiu a UBRA – União Brazense de Aeromodelismo. Com muita dificuldade e muita luta estamos conseguindo espaço adequado para podermos praticar e reunir, não só os que praticam, mas também aqueles que, de uma forma ou de outra, gostam do esporte. Hoje podemos nos orgulhar de sermos os pioneiros desse esporte em nossa cidade e podermos voar mais longe, levando o nome e o jeito de ser cidadãos Brazenses, em toda região.
Em 2011, novamente em parceria com a prefeitura de Wenceslau Braz, a UBRA passou para as novas dependências da Associação, com nova pista e novo espaço, amplo e aconchegante para recepção dos amigos e aeromodelista de toda região. No dia 28/08/11 foi inaugurada a nova pista.
Hoje, a UBRA através de seus membros, organiza encontro regionais para a divulgação do esporte, não só dentro do município, mas também nas cidades da região, ajudando a formar novos praticantes do esporte, mas, mais do que isso, formando novas e duradouras amizades, transmitindo os conhecimentos que adquirimos o longo do tempo para que mais pessoas possam conhecer e entender o fascínio que esse esporte exerce sobre nós aeromodelistas.
Em 2011, novamente em parceria com a prefeitura de Wenceslau Braz, a UBRA passou para as novas dependências da Associação, com nova pista e novo espaço, amplo e aconchegante para recepção dos amigos e aeromodelista de toda região. No dia 28/08/11 foi inaugurada a nova pista.
Hoje, a UBRA através de seus membros, organiza encontro regionais para a divulgação do esporte, não só dentro do município, mas também nas cidades da região, ajudando a formar novos praticantes do esporte, mas, mais do que isso, formando novas e duradouras amizades, transmitindo os conhecimentos que adquirimos o longo do tempo para que mais pessoas possam conhecer e entender o fascínio que esse esporte exerce sobre nós aeromodelistas.